por Interlegis — última modificação 24/04/2024 15h40

Em 1949, antes mesmo de ser elevado à categoria de Distrito Administrativo do município e comarca de Clevelândia, o então prefeito de Clevelândia , Crescêncio Martins, atendendo reivindicações da pequena comunidade de Santo Antonio do Barracão, criou os Diretórios dos dois extintos partidos políticos: O Partido Trabalhista Brasileiro - PTB, tendo como presidente o Senhor Percy Schreiner e do Partido Social Democrático o Senhor Egildo Maram.

A primeira eleição ocorreu em 9 de novembro de 1952, com a instalação oficial do município em 14 de dezembro do mesmo ano, quando a primeira legislatura da Câmara Municipal eleita deu posse ao prefeito Percy Schreiner (1952/1956).Representantes de duas tradicionais famílias de pioneiros disputaram o primeiro pleito em 09 de novembro de 1952.

Ao lado dos logotipos dos extintos partidos políticos, os candidatos à prefeito de Santo Antônio: Percy Schreiner (PTB) e Dorival Bandeira (PR)

A Câmara Municipal de Santo Antônio do Sudoeste foi instalada no dia 14 de dezembro de 1952.

O primeiro Regimento Interno da Câmara Municipal de Santo Antônio foi aprovado em 24 de fevereiro de 1953, data a partir da qual passou a valer como norma jurídica de orientação aos trabalhos da Câmara Muncipal.

Eram Vereadores os senhores Wigart Leisnsmeyer (Presidente), Mário Bassi, João Faquinello,  Ricieri Cogo, Ludovino Dall Onder, Waldemiro Petry Machado, Aquilino Frederico Giongo e  Gabriel Bogo.

Durante os 70 anos de Emancipação Política Administrativa, o eleitor santoantoniense manifestou sua preferência na escolha de seus representantes para o legislativo em 17 pleitos realizados.

As primeiras quatro eleições (1952 - 1956 - 1960 - 1964), aconteceram ainda durante a Quarta República ou República Populista, período da história brasileira iniciado em 1946, com a posse de Eurico Gaspar Dutra, e finalizado em 1964 com o Golpe Civil-Militar que marcou o início do Regime Militar.

As quatro seguintes (1968 - 1972 - 1976 - 1982), foram realizadas durante o Regime Militar, sobre o comando de sucessivos governos militares, período que os prefeitos eram nomeados. As legistaluras de 1976 e 1982 os mandatos forma de 6 anos.

Já, no atual período da NOVA REPUBLICA (iniciada a partir de 1985), foram nove eleições neste Regime Democrático, através de novos partidos políticos.